sábado, 9 de abril de 2011

Falando sobre unhas!



Se existe uma coisa que abala a vaidade feminina, ela é sem sombra de dúvidas o problema com unhas fracas. Qual de nós fica feliz em vê-las quebradas, lascadas, descascadas? Nenhuma de nós não é? E por incrível que pareça, esse é um problema muito comum, se perguntarmos para 10 mulheres, pelo menos a metade vai se queixar disso. Só que como tudo na vida tem uma solução, simples alterações nos hábitos podem ajudar e muitos nos cuidados com as bonitas.

Só para vocês entenderem melhor:
" As unhas refletem a saúde do organismo. Possuem muita queratina e estão envolvidas na proteção do organismo. A unha pode interromper seu crescimento ou apresentar alterações de estrutura uma vez que, em casos de doenças graves, o organismo reservar sua fonte de proteínas, vitaminas e de defesa para os órgãos vitais. Os nutrientes ficam escassos primeiramente nas unhas e nos cabelos e ambos ficam enfraquecidos, opacos e sem vida nestas situações. A unha saudável é lisa, suave, transparente e apresentando crescimento contínuo. Crescem em média 3 milímitros por mês, podendo variar bastante. Diversas alterações na cor, aparência, superfície e crescimento podem significar problemas internos. Deficiência de vitaminas A, B12, C, Zinco, e vitamina B3, podem alterar o aspecto das unhas. Anemia, doenças cardíacas, renais, hepáticas, gastrointestinais, diabetes, hiper e hipotireoidismo, lúpus, reumatismo, leucemia e Aids, também podem ser responsáveis pelo problema." (fonte: abc.med.br)
Alguns cuidados são necessários para mudar esse quadro de insatisfação com as unhas, em primeiro lugar, ter um dieta balanceada é fundamental, devemos ingerir a quantidade certa de nutrientes ideias para nossa idade. O Cálcio e o Ferro também são responsáveis pelo fortalecimento das unhas e beleza das mãos respectivamente. Nunca use acetona, ela enfraquece e resseca as unhas, prefira os removedores oleosos. Antes de pintá-las novamente, deixe que elas respirem por pelo menos 2 dias. Para hidratá-las, dê um banho de óleo de amêndoas nas unhas com algodão embebido no produto. Evite tirar as cutículas, ela é a maior protetora da matiz da unha e impede a penetração de bactérias, fungos e substâncias nocivas, mas se isso for inevitável, leve sempre seu kit manicure na profissional que fará suas unhas, é mais seguro e higiênico. Usar luvas também é importante, sabão, detergente e outros produtos de limpeza podem ressecar mãos e unhas. Em casos mais extremos, existem bases fortalecedoras formuladas por dermatologistas, compostas por carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino, mas antes é preciso fazer um levantamento sobre as possíveis causas do enfraquecimento.

Meninas, hoje existe no mercado uma variedade muito grande de produtos, que ajudam nos cuidados com as unhas, e os preços são bem diversificados também, mas se o seu problema é grave e você já tentou de tudo, procure um dermatologista, ele com certeza vai saber te aconselhar e ajudar. O que não pode é estar sempre insatisfeita por causa das unhas fracas e quebradiças.

Beijo




Um comentário: